Madeiras da Amazônia São Mais Lucrativas do Que Drogas




Infelizmente as madeiras da Amazônia estão sendo devastadas e comercializadas no mundo inteiro, e infelizmente madeiras raras, podemos ver isso na Amazônia de Rondônia ao vivo que aos poucos vão desaparecendo.

Desmatamento de terras protegidas


Proporcionalmente, Rondônia é o estado amazônico mais desmatado do Brasil. De 1988 a 2017, o estado perdeu 50 9,113 km2 de cobertura florestal, conduzindo um conflito violento sobre o que resta.
"Não há praticamente nenhuma terra ou árvores produtivas, então a corrida [para terra] está a qualquer custo", diz a coordenadora do RTC de Rondônia, Maria Petronila. Ela acrescenta que houve aqui 50 assassinatos de conflitos na terra neste ano.
As taxas de desmatamento permanecem altas. O desmatamento de Rondônia aumentou 31% em 2015 e 54% em 2016, antes de cair ligeiramente em 9% este ano como a batalha pelo restante intensificado.
Nesta região, a exploração madeireira é mais lucrável do que a circulação de drogas e com muito menos risco

Causas dos Desmatamentos


Existem muitas causas de desmatamento. O WWF informa que a metade das árvores retiradas ilegalmente das florestas são usadas como combustível.
Alguns outros motivos comuns são:
Para disponibilizar mais terreno para habitação e urbanização
Para colher madeira para criar itens comerciais, como papel, móveis e casas
Para criar ingredientes que são itens de consumo altamente valorizados, como o óleo de palmeiras
Para criar espaço para pecuária

Métodos de Desmatamento


Métodos comuns de desmatamento estão queimando árvores e cortes claros. Essas táticas deixam a terra completamente estéril e são práticas controversas.
O corte desobstruído é quando grandes extensões de terra são cortadas de uma só vez. Um especialista em silvicultura citado pelo Conselho de Defesa do Recurso Natural descreve o corte claro como "um trauma ecológico que não tem precedentes na natureza, exceto por uma grande erupção vulcânica".
A queima pode ser feita rapidamente, em grandes extensões de terra, ou mais devagar com a técnica de corte e queima. A agricultura de corte e queima implica reduzir um pedaço de árvores, queimá-los e cultivar a terra. As cinzas das árvores queimadas fornecem algum alimento para as plantas e a terra é livre de erva daninha da queima. Quando o solo se torna menos nutritivo e as ervas daninhas começam a reaparecer durante anos de uso, os agricultores passam para um novo pedaço de terra e começam o processo de novo.

Desmatamento e mudanças climáticas



O desmatamento é considerado um dos fatores que contribuem para a mudança climática world wide. De acordo com Michael Daley, professor associado de ciência ambiental no Lasell College or university em Newton, Massachusetts, o problema número 1 causado pelo desmatamento é o impacto no ciclo do carbono. As moléculas de gás que absorvem a radiação infravermelha térmica são chamadas de gases de efeito estufa . Se os gases com efeito de estufa estiverem em grande quantidade suficiente, eles podem forçar a mudança climática, de acordo com Daley. Enquanto o oxigênio (O segundo ) é o segundo gás mais abundante em nossa

Comentários